Botox em Goiânia

A marca é de quem registra e não de quem usa

Você criou uma marca incrível, única, fruto de um dia de inspiração.

Vários clientes são atraídos pela sua marca, depois pelo seu serviço ou produto de tão impactante que a sua marca é. O storytelling está alinhado, imagem fortalecida externa e internamente, desde os funcionários até o mercado reconhecem a autoridade do seu nome.
Tudo lindo, se não fosse pelo o detalhe crasso, você não registrou esta super marca.

Tudo bem, diz você. Eu tenho como provar, mediante uma eventualidade jurídica, que há anos eu utilizo esta marca, ou seja, se eu uso a marca é minha.
Perfeito! Só que não. Pelo menos não para você que está no Brasil. Se você morasse nos Estados Unidos, por exemplo, lá a marca é de quem usa e não de quem registra.

Aqui você corre o grande risco de dar ideia para terceiros, bem intencionados ou não, que irão reconhecer o potencial da sua marca ao ponto de registrar. Em alguns casos, você será inclusive cobrado, sim! A pessoa, física ou jurídica, registra a marca que você está utilizando há tempos, mas como ela registrou primeiro a marca é dela, se você quiser e se ela estiver afim de te conceder a marca, pode sim cobrar pela marca que legalmente é dela. Será que você consegue dimensionar a proporção do problema? Acredite prevenir é sempre mais barato. Seja antecipado, procure um advogado especializado. Com certeza o investimento no registro é menor do que a dor de cabeça de tentar recuperar a marca.

Ah! Isto independe se foi por má fé ou não, em alguns casos acontecem coincidências de duas ou mais pessoas registrarem a mesma marca, cada uma crédula e convicta de que foi a única a ter aquele insight. São muitos os casos de embates jurídicos entre empresas que desenvolveram o mesmo nome, logos similares e todas com provas que testificam a criação.

Afinal já dizia no século XVII o filósofo Jean-Jacques Rousseau “ O homem natural só deseja o que tem” somos fruto de um meio por consequência a tal sincronicidade é uma obviedade, pessoas que estão no mesmo cotidiano só reproduzem este cotidiano, a tal da caixinha, já ouviu falar? É difícil sair da caixa e ter uma criação cem por cento inovadora. Romper com o “Nada se cria, tudo se copia”. Por isso, eu te aconselho teve uma boa ideia? Registra e registra urgente.

Compartilhe :

Bem-vindo(a) à B3S Marcas e Patentes, onde a inovação encontra proteção. Somos uma empresa dedicada a fornecer soluções abrangentes em propriedade intelectual, especializados no registro de marcas e patentes para impulsionar o sucesso dos nossos clientes.

Recentes