Alisena versus Maizena

Botox em Goiânia

O que não falta para o empreendedor é criatividade, temos que reconhecer que o neologismo foi perfeito, Alisena a máscara capilar de amido de milho.

Até a identidade visual da marca de cosmético tem a associação com a famosa marca de alimentos, Maizena. Mesmo a empresa Muriel Cosméticos (GFG Cosméticos), condenada a indenizar a Unilever com 20% sobre o faturamento com as vendas da Alisena, negando a tentativa de associação. Segundo a empresa a marca Alisena surgiu da junção das palavras “alise” e “natural”.

A estratégia de marketing seria perfeita se estivesse em alinhamento com as questões jurídicas que envolvem o tema. Não basta criar uma marca e sair feliz vendendo. Antes de apostar em publicidade, anteriormente as todas as etapas que envolvem as ações de branding é fundamental pesquisar se a marca já existe, entender as leis que regulamentam o uso da marca, mesmo se tratando de um neologismo. A violação ao trade dress acontece quando sutilmente uma empresa imita as ou algumas características do produto de outra empresa.

A questão neste caso são as muitas associações entre as duas marcas por meio da grafia, da pronúncia, por meio do uso das mesmas cores e fontes e principalmente porque as duas marcas, ainda que uma seja de cosmético e a outra de alimento, utilizam o mesmo elemento em sua base, o amido de milho. O que se concluiu neste caso foi que teve da parte da Muriel Cosméticos a tentativa de usufruir da credibilidade e tradição da Maizena ao criar a associação.

O investimento de tempo nas questões legais, o privilegiar os aspectos jurídicos acima da avidez pela venda, pelo lucro vai evitar muitas dores de cabeça. Vai economizar o desagaste da marca e também o embate jurídico.

Compartilhe :

Bem-vindo(a) à B3S Marcas e Patentes, onde a inovação encontra proteção. Somos uma empresa dedicada a fornecer soluções abrangentes em propriedade intelectual, especializados no registro de marcas e patentes para impulsionar o sucesso dos nossos clientes.

Recentes

Iniciar conversa
1
Fale diretamente conosco
Fale com a B3S
Olá, podemos ajudar?